Assistimos durante os anos de 2009 e 2010 ao desmonte da FUNEC. Colocado não como desmonte, mas como uma "reestruturação" política da Fundação, o fato é que não há mais entrada para o ensino médio regular, a Educação de Jovens e Adultos foi extinta, bem como vários cursos pós-medio ou sequenciais, como o de Patologia Clínica no CENTEC e na unidade NOvo Eldorado.
Com a justificativa de que a Fundação vai se dedicar ao ensino médio integrado, esse desmonte foi arquitetado e colocado em prática. Mas, por trás dessa "nova orientação", o que temos? A retirada da prefeitura municipal de Contagem da oferta de ensino médio, deixando-o ao Estado, simplesmente.
E, para isso, o que tem feito a administração, através da sua presidenta? Tem coagido, de diversas formas, os professores e demais funcionários a saírem da instituição. Vários são os casos de "pressão" para que as pessoas exonerassem.
Junto a isso, aprovou-se o Plano de Carreira da Educação. Um plano que ainda não foi suficientemente analisado e do qual penso que temos que ter uma opinião.
Sugiro que reativemos esse blog, bem como as reuniões específicas da FUNEC.
Retornei agora do mestrado, estava em licença remunerada da FUNEC, beneficiada pela resolução que garantia esse direito. E não acompanhei de perto, portanto, desde abril de 2009, esse desmonte.
Fui omissa? Creio que sim, assim como foram omissos todos aqueles que não suportavam mais o estado de coisas da fundação e pediram exoneração, licença sem vencimento... ou mesmo muitos que ficaram trabalhando mas não puderam, quiseram ou conseguiram se organizar para mudar a situação.
Fomos omissos, eu acho. Todos nós. Inclusive nosso sindicato. Infelizmente não pude ir à reunião da terça-feira, de representantes da FUNEC, por estar doente.
Mas o que venho propor é que podemos tentar ao menos uma avaliação do que está acontecendo, uma avaliação séria, honesta, sem pretenções partidárias e eleitorais (estamos num ano de eleição, os oportunistas são muitos...) que aponte alguma perspectiva para a parcela da categoria que trabalha na FUNEC. Vamos simplesmente voltar pra rede? OU iremos para o Estado? OU então ficaremos até passarmos em outro concurso, ou até aposentarmos?
Não acho que uma reunião de representantes dê conta de fazer isso. Muito menos a diretoria do sindicato, pois é sabido que, ao menos nos últimos quatro anos, pouco ou nada as diretorias fizeram pela FUNEC, pois nem conseguem entender o que se passa por lá.
E aí? Que fazer??
Daniela Versieux
sábado, 28 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário